quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Cabelos Bonitos como Lavados no Salão


Fios macios e cheirosos, como se lavados por profissional! Aprenda como escolher, aplicar e enxaguar o xampu e os cremes


1. Por que lavar no salão é melhor do que em casa?Os salões trabalham com água mineral ou filtrada. E a posição da cabeça no lavatório permite que o profissional ensaboe, massageie e remova o produto de maneira uniforme.


2. Como passo o xampu?Com suavidade, sem esfregar. Nunca use as unhas. Com a ponta dos dedos, massageie o couro cabeludo fazendo movimentos circulares, para limpar e ativar a circulação. Já nos fios, deslize as mãos unidas, de cima para baixo, mecha por mecha. Assim evitará quebras.


3. Xampu dissolvido com água maltrata menos?Não, fórmulas atualmente são equilibradas. Ao adicionar água, você dilui os princípios ativos e o xampu perde a eficácia.


4. Preciso passar o xampu duas vezes? Se você lava o cabelo todos os dias, não. Caso contrário, é recomendável a reaplicação para remover resíduos (de poluição e cremes), deixando o couro cabeludo completamente limpo.


5. Como posso saber se enxagüei bem?Passe as mãos no cabelo levando a umidade da raiz para as pontas. Se fizer espuma, ainda há xampu.


6. Xampu caro é melhor?Nem sempre. Xampu bom é aquele que atende às necessidades de seu cabelo. Use marcas conhecidas, que equilibram os ingredientes nas fórmulas.


7. Devo mudar o xampu de tempos em tempos?Não é uma regra. Se você, por exemplo, usa xampu para cabelos ressecados e, após várias lavagens, percebe que os fios estão hidratados, não precisa mais desse produto. A dica é: quando você perceber que o xampu não está mais deixando seu cabelo bonito, é hora de reavaliar o estado dos fios e mudar.


8. Todo cabelo precisa de condicionador? Não. Depende da constituição genética e da quantidade de química que se usa. Como a maioria faz luzes, relaxamentos, tinturas e escovas, precisa usar condicionador.


9. Água fria é melhor? Sim. Ela fecha as escamas dos fios, mantendo-os uniformes. E, quanto mais uniformes, mais brilhantes.


10. Se meu cabelo for crespo e escuro, e estiver alisado e com mechas, que tipo de xampu devo usar? Observe como seu cabelo está, e não como ele é. Um crespo alisado deve ser lavado com xampu para cabelos quimicamente tratados. Há produtos para alisados e para mechas. Então, o ideal é intercalar.


11. Com raízes oleosas e pontas secas, que xampu eu uso? Para cabelo oleoso. Hidrate as pontas com um creme sem enxágüe (leave-in).


12. Leave-in, condicionador e creme para pentear são a mesma coisa?Não. O condicionador deve ser removido com água. Já os cremes para pentear e leave-in tratam os fios ao longo do dia.


13. Para que serve o anti-resíduos? Com grande poder detergente, é indicado para quem vive exposto à poluição ou utiliza cremes leave-in diariamente. Deve ser usado a cada 4 ou 5 lavagens.


14. O xampu e o creme devem ser sempre da mesma linha e marca? Sim, porque ambos são elaborados para a mesma finalidade, com os mesmos princípios ativos e modo de ação.


15. Posso lavar todos os dias?Sim, mas o excesso de detergente remove o filme protetor de oleosidade natural dos fios, provocando ressecamento. O cabelo fica áspero, rebelde e com pontas duplas. Xampus neutros (ou para uso diário) são ideais para cabelos frágeis ou com química forte.


16. Creme na raiz provoca queda de cabelo? Aplique a 3 dedos da raiz. O condicionador deixa o couro oleoso, com caspa, e isso favorece a queda.


17. Para que caso é recomendado o xampu sem sal? O xampu sem sal tem o pH mais ácido, que é melhor para o couro cabeludo. É recomendado para quem fez escovas progressivas ou definitivas.


18. Para que se aplica o silicone nas pontas? Para amenizar pontas duplas e ressecadas. O silicone melhora a aparência porque une as pontas, mas não resolve. A solução é cortar o cabelo.


19. É errado esfregar a toalha para secar? Sim, quebra os fios. Pressione, da raiz às pontas.


20. Xampus para cabelos tingidos funcionam? Com estabilizador de cor e filtro solar fixam os pigmentos e tratam a estrutura do fio.


21. Com que freqüência devo lavar? No mínimo, de 3 em 3 dias. Se a raiz for oleosa, você deve lavá-lo diariamente.

Um comentário:

  1. Adorei as dicas amore... queria saber também se posso secar minha franja de segunda a sexta e deixa-lo descansar no sabado e domingo. Desde já agradeço as dicas. Alias, tem algo haver eu usar Shampoo TRESemmé e condicionador PANTENE e estes me derem pontas duplas?? Acho que sou muito nova para já ter esse defeito capilar

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!!!