terça-feira, 25 de março de 2008

Estimule a criatividade - Brinquedos que educam trazem muitos benefícios às crianças


Além de serem mais acessíveis, eles podem fortalecer os laços familiares e facilitar o começo da aprendizagem escolar.

Educar brincando. Com esta proposta, os brinquedos pedagógicos ganham espaços nos Buffets atuais. Geralmente direcionados para as crianças menores, de zero a sete anos, esses brinquedos e jogos estimulam o raciocínio lógico, coordenação motora, noções de sociabilidade, memória e aguçam os sentidos dos baixinhos. Com o estimulo dos pais, esse tipo de diversão pode ainda aumentar na criança o sentimento de lar e família.

A psicopedagoga, Maria Aparecida Nosch Gonçalves, acredita que um brinquedo educativo é, acima de tudo, um artefato que faz com que a criança pense e cria. Assim, ficam descartados alguns eletrônicos que, na maioria das vezes, são apenas observados pelos menores. Se o brinquedo é de montar, por exemplo, o pequeno cria situações, vivendo um faz de conta. "A criança vai de acordo com o estimulo. Quando na sua casa, na creche ou escola ela é estimulada com fatores que a façam pensar mais, com certeza ela terá mais facilidade no processo de aprendizagem. Um brinquedo de encaixar figuras geométricas, por exemplo, parece ser muito simples, mas, representa uma lição fantástica para os menores", diz. Apesar de o brinquedo eletrônico muitas vezes ser individualista, ele não deixa a criança egocêntrica, segundo Maria. O egoísmo vai de encontro com os limites e da aprendizagem de partilha, impostos pelos pais.

Não existe uma idade ideal para o uso de itens educativos. O próprio quarto do bebê, com suas cores e sons, deve ser um espaço de estimulação, procurando dar um ambiente alegre. O brinquedo pedagógico também vem especificando a idade ideal para o seu uso, uma obrigatoriedade imposta pela Legislação Brasileira especifica paro o setor.

A participação dos pais na brincadeira é um fator positivo destacado pela pedagoga Rita de Fátima Rodrigues Campagna de Lucena, proprietária de uma loja de brinquedos educativos. "A hora do brincar é muito importante. A criança se espelha primeiramente nos adultos para aprender. Os pais são a primeira referência que um indivíduo tem. Como os menores assimilam muitas coisas por imitação, o uso da brincadeira educativa, aliada a esses momentos com os pais, contribui para a formação de um adulto sadio", enfatiza.

Ainda segundo psicopedagoga Maria Nosch Gonçalves, esse tipo de diversão é fundamental para as crianças, principalmente quando há uma participação dos pais. Muita gente dá brinquedos que não há necessidade de acompanhamento adulto, deixando com que a criança brinque sozinha, o que é mais cômodo. "O adulto precisa interagir. Se o pai e a mãe quiserem, eles podem direcionar o aprendizado infantil brincando junto com seus filhos, reforçando os laços familiares e preparando o inicio da vida escolar, apesar de ser trabalhoso. O brinquedo eletrônico é mais prático, mas não acrescenta muita coisa. Alguns até assustam as crianças".

Fonte: www.criancaefesta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!